Home  |   My Store  |   My Creative Team  |   My Newsletter  |   Email  | 

5 de ago. de 2010
Igreja da Anunciação_Nazareth
Mais fotos da viagem que fiz em Junho para Israel.

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


"E entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve! Agraciada; o Senhor está contigo." (S. Lucas 1:28)

Apesar da importância de Nazaré na vida de Jesus e seus pais, ela não se tornou imediatamente um local de peregrinação cristã. O primeiro santuário foi provavelmente construído lá pelos meados do século IV.

A peregrina espanhola D. Egéria, que visitou Nazaré em 383, foi conduzida a "uma grande e esplêndida caverna na qual Maria viveu. Um altar tinha sido ali colocado". Esta era provavelmente a maior das cavernas que hoje em dia está conservada como relíquia dentro da gruta da Basílica da Anunciação. Segundo a tradição católica, é este o local onde o anjo Gabriel apareceu a Maria.

Em 570, já havia sido construída uma igreja neste sítio. Foi encontrada uma inscrição em grego num mosaico datado do século IV ou V, com a dedicatória: "A Conon, Diácono de Jerusalém".

Os peregrinos que vinham a Nazaré no período bizantino visitavam também uma caverna com uma fonte, da qual Maria tirava água (provavelmente, a fonte sob a atual Igreja greco-ortodoxa do Arcanjo Gabriel), e a "sinagoga" onde Jesus leu as profecias do Livro de Isaías. Vários relatos mencionam a existência de igrejas nos três sítios. Estas antigas igrejas aparentemente sobreviveram à conquista árabe, porque o peregrino Arculf, bispo da Gália que aqui esteve em 670, visitou duas "grandes igrejas" na cidade. Mas quando os cruzados conquistaram o país, em 1099, encontraram todos os Lugares Santos cristãos de Nazaré em ruínas.

O rei normando Tancredo, Príncipe da Galiléia, ordenou imediatamente a construção de uma nova catedral sobre a caverna, no centro da cidade. Esta foi a maior das igrejas construídas pelos cruzados, e o peregrino anglo-saxônico Saewulf, que visitou a cidade em 1102, descreveu-a como "um mui nobre mosteiro" (ele relatou também que a cidade tinha sido completamente arrasada pelos sarracenos). Esta catedral dos cruzados foi aparentemente danificada pelo terremoto de 1170. Foram iniciadas as obras de reparação, mas antes que se completassem os cruzados foram derrotados na Batalha de Hattin e expulsos da cidade.

Uma série de tratados posteriores permitiram a continuação da peregrinação cristã à Gruta da Anunciação durante os cem anos subseqüentes, mesmo depois de 1263, quando a cidade foi saqueada e as igrejas destruídas por ordem do sultão mameluco Baybars. As possibilidades de peregrinações terminaram de todo em 1291, com a queda de Acre e a expulsão final dos cruzados das fortalezas e povoados francos remanescentes ao longo da costa.

Somente em 1620 foi restabelecida a presença clerical católico-romana em Nazaré, quando o emir druso Fakhr-a-Din permitiu que os frades franciscanos comprassem as ruínas da catedral cruzada e a gruta. Em 1730, os franciscanos obtiveram um firman (decreto) do sultão otomano, permitindo-lhes construir uma nova igreja sobre o local. A estrutura foi aumentada em 1877, mas completamente demolida em 1955, a fim de permitir a construção de uma nova basílica. Antes do início da construção, o Studium Biblicum Franciscanum (de Jerusalém) realizou uma minuciosa pesquisa arqueológica no sítio.

Projetada pelo arquiteto Giovanni Muzio, a atual Basílica da Anunciação foi construída em dois níveis. O nível superior segue os contornos da catedral cruzada do século XII (uma nave central e duas laterais), reconstruindo parcialmente a abside oriental. O nível inferior contém a gruta bizantina.

A nova basílica, que é o maior santuário cristão no Oriente Médio, foi inaugurada em 1964 pelo Papa Paulo VI, durante sua histórica visita à Terra Santa, e consagrada em 23 de março de 1969. Um segundo serviço ecumênico teve lugar dois dias depois, com a presença de prelados e clérigos das igrejas greco-ortodoxa, armênia, copta, etíope, síria e luterana.

(fonte: www.mfa.gov.il )

Marcadores: , ,

Image Hosted by ImageShack.us

"Deus, dê-me serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; Coragem para mudar aquelas que posso e sabedoria para saber a diferença entre as duas; Vivendo um dia de cada vez; apreciando um momento de cada vez; Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz ."

Bookmark and Share
 
posted by Oneide Volkmer at 10:37:00 | Permalink |


0 Comments:




Image Hosted by ImageShack.us